quarta-feira, 23 de março de 2011

Palestra no Rio: tecnologia inclusiva

O Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (INT/MCT), através da sua área de Gestão da Produção, integra projeto de inclusão de crianças com autismo na Rede Pública de Ensino, coordenado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com participação da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti (RJ). O trabalho será mostrado ao público, inaugurando o ciclo Terças Tecnológicas 2011, no próximo dia 29, às 14h30.

As área de Gestão da Produção e de Desenho Industrial do Instituto atuam conjuntamente na criação de brinquedos educativos voltados para esse segmento da população. O engenheiro de produção Saul Mizhari explica que as cores, formas, texturas e sequências lógicas, entre outras características dos projetos, facilitam a ativação do sistema perceptivo-motor da criança.

O Instituto ainda atua, com esse projeto, na implementação de tecnologias de gestão, o que resultou na elaboração do manual de planejamento estratégico da Escola Profª. Mariza Azevedo Catarino. A escola, que hoje atende a mais de 70 crianças com autismo, tem concentrado esforços nesse atendimento especializado que se originou no Programa de Atendimento ao Autismo, inicialmente atendendo a apenas cinco alunos identificados com a deficiência.

TERÇAS TECNOLÓGICAS - 2011

Tema:
Tecnologias para inclusão do aluno com autismo
Data: 29 de março de 2011
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro)
Palestrantes: Saul Eliahú Mizrahi e Janete Rocha Cícero (Divisão de Gestão da Produção/INT); Dayse Serra (professora adjunta de Educação Especial e Inclusiva do Instituto de Educação da Universidade Federal Fluminense); Simone Machado de Oliveira, Denise Tavares e Magda Fernandes de Carvalho (diretora e professoras da Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino/Secretaria de Educação de São João de Meriti)
Inscrições gratuitas: dcom@int.gov.br

Para saber mais:

Tecnologias favorecem inclusão do aluno com autismo
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/330024.html


Dica obtida na Geek:
Tecnologia ajuda o desenvolvimento de crianças com autismo
http://henrique.geek.com.br/posts/15403-tecnologia-ajuda-o-desenvolvimento-de-criancas-com-autismo


Respeite nosso trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: