segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pediatras dos EUA querem mais rigor com produtos químicos

| Genevra Pittman | Reuters Health | 25/4/2011 |

Os EUA não estão fazendo o bastante para proteger as crianças da exposição a produtos químicos potencialmente perigosos, afirmou a Academia Americana de Pediatria, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, dia 25 de abril.

O documento explica que a lei destinada a informar o público sobre os riscos das substâncias químicas e dar ao governo o direito de intervir para afastar do mercado os produtos químicos perigosos não tem atingido esses objetivos. O Dr. Jerome Paulson, do Conselho da AAP para Saúde Ambiental, as consequências são imprevisíveis.

- "Crianças não são pequenos adultos", afirmou ele, que é médico do Children's National Medical Center, em Washington, DC. "Seus corpos e seus comportamentos são diferentes. Isso significa que a sua exposição a produtos químicos no meio ambiente é diferente, e a forma como seus corpos lidam com essas substâncias, também."

Crianças podem ser especialmente vulneráveis a produtos químicos em importantes períodos do desenvolvimento, quando seus cérebros e corpos estão mudando rapidamente, acrescentou, explicando que o objetivo do relatório é incluir os pediatras nas atuais discussões sobre a necessidade de atualizar o Toxic Substances Control Act, aprovado em 1976, com a intenção de proteger a população contra a exposição a produtos químicos perigosos.

Paulson esclarece que essa lei só é usada para regular cinco substâncias, ou tipos de produtos químicos, porque dá às empresas uma saída fácil, não exigindo que sejam feitas pesquisas sobre a segurança dos produtos químicos antes de serem postos no mercado e, sem dados de segurança, a Agência de Proteção Ambiental não pode provar que qualquer um dos 80 mil produtos químicos utilizados nos EUA apresentem riscos que exijam sua regulamentação.

Paulson acrescentou que, mesmo sem leis mais rigorosas sobre o uso de químicos, a falta de informação sobre o seu perigo torna difícil para as pessoas evitar os riscos potenciais. E lembrou:

- "A realidade é que vivemos em um mundo químico e, enquanto alguns (desses produtos) são benignos e outros, não. Não sabemos, quais são e quais não são. Torna-se impossível definir o que as pessoas devem fazer para proteger-se e a seus filhos."

Comentando recente preocupação com o bisphenol A em mamadeiras e retardadores de chama, Paulson disse:

- "Não podemos lidar com esses tipos de problemas de um produto químico de cada vez. Precisamos de um melhor sistema de triagem de produtos químicos antes de serem introduzidos do mercado, tentando fazer o melhor possível para identificar aqueles que poderiam trazer problemas (...) e, ao mesmo tempo, monitorar aqueles que já estão no mercado".

Michael Wilson, que estuda políticas para a Química na Universidade da Califórnia, campus de Berkeley, disse que estava "emocionado" ao ver o papel da nova política e que "é uma declaração poderosa e, embora atrasada, oportuna".

Duas semanas atrás, a senadora por Nova Jersey, Frank Lautenberg, apresentou pela segunda vez um projeto de lei que reforma o Toxic Substances Control Act.

- "Os problemas que enfrentamos hoje, são muito concretos (...) e vão se ampliar e aprofundar nos próximos anos", disse Wilson, que não participa do conselho da AAP.

Um porta-voz do Conselho Americano de Química disse em um e-mail que as empresas concordam que o Toxic Substances Control Act precisa ser atualizado e que a indústria química também está trabalhando com o governo para proteger a saúde das crianças através de outros meios.

A reforma das leis representaria "um sinal da indústria" de que os impactos de seus produtos na saúde, especialmente sobre os bebês e crianças, são tão importantes quanto a sua função e preço, disse Wilson.

Como o Conselho indicou, as empresas seriam incentivadas a produzir produtos mais seguros, em vez de ter incentivos para deixar de tomar medidas de saúde e segurança.

FONTE:
http://bit.ly/c7DozH Pediatrics, online em 25 de abril de 2011.

Pediatricians call for stricter laws for chemicals
http://www.reuters.com/article/2011/04/25/us-pediatricians-chemicals-idUSTRE73O0UB20110425


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: