quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Portugal pesquisa uso de robôs para crianças autistas

A portuguesa Universidade do Minho tem um projeto de apoio a crianças e jovens autistas baseado em robôs como meio de comunicação e interação.

Pesquisadores da Universidade do Minho, em conjunto com a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), de Braga, desenvolvem um projeto para o uso de robôs, visando a melhora de suas habilidades de interação e comunicação com as demais pessoas.

Os resultados são promissores. Há alunos que já conseguem sentar-se num local diferente para brincar com o robô ou realizar uma atividade com algum colega, como o fizeram com o robô.

Filomena Soares, investigadora responsável pelo projeto, ressalta: "Revelou-se determinante o papel da APPACDM, que acabou por facilitar a interação que proporcionou contactos durante o projeto, assim como uma ação de divulgação e partilha onde todos participaram".

O projeto pode crescer e sair de Braga, chegando a outras cidades. O Ministério da Educação entrou em contato com outras unidades de ensino estruturado. Além de Braga, o grupo de investigadores do Minho irá trabalhar, por agora, com usuários de Arouca, Barcelos e Leça da Palmeira.

A equipe deste projeto é constituída por três pesquisadores e um doutorando de Engenharia Eletrônica industrial, mais um pesquisador da Educação, um mestrando de Engenharia Biomédica, uma psicóloga da APPACDM de Braga e dois de pesquisa.

Robôs para estimular alunos autistas
| Sara R. Oliveira | Educare.pt | 30/11/2011 |

http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=B1152573BC7A8FE2E0400A0AB8004F20&opsel=1&channelid=0

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: