sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fumar durante a gravidez não causa autismo em crianças

Fumar durante a gravidez não causa autismo em crianças

| Zeenews | 13/1/2012 |

Washington: Um novo estudo refutou qualquer ligação entre o fumo durante a gravidez e transtornos do espectro do autismo (ASD) em crianças.

Pesquisadores têm considerado uma variedade de exposições a substâncias químicas no ambiente durante a gravidez e primeiros anos de vida como possíveis fatores a contribuir para o desenvolvimento de transtornos do espectro do autismo.

Muitos consideraram a exposição pré-natal ao fumo do tabaco uma causa possível devido a associações conhecidas com distúrbios comportamentais e complicações obstétricas.

Estudos anteriores do tabagismo materno e autismo tiveram resultados divergentes.

"Não encontramos nenhuma evidência de que o tabagismo materno durante a gravidez aumenta o risco de transtornos do espectro do autismo", afirmou Dr. Brian Lee, epidemiologista da Drexel’s School of Public Health que liderou a pesquisa, em colaboração com pesquisadores do Institute Karolinska, da Suécia, e da Universidade de Bristol.

No estudo, Lee e colegas analisaram dados de registros nacionais suecos e regionais para um conjunto de 3.958 crianças com transtornos do espectro do autismo, junto com um conjunto de controle de 38.983 crianças nascidas durante o mesmo período que não receberam diagnóstico de TEA.

Globalmente, 19,8 por cento dos casos de TEA foram expostos a tabagismo materno durante a gravidez, em comparação com 18,4 por cento dos casos controle. Essas taxas, quando as análises não foram ajustadas a outros fatores, indicaram uma associação entre tabagismo materno e as chances de um transtorno do espectro do autismo. No entanto, essa ligação desapareceu quando a análise foi ajustada para fatores sociodemográficos, como o nível de renda, educação e profissão dos pais.

O relatório ajuda a tranquilizar as mães que fumaram durante a gravidez de que seu comportamento não foi o provável responsável do autismo de seu filho, disse Lee, e "exclui mais um suspeito de fazer parte da lista de possíveis fatores de risco ambientais para os TEA".

No entanto, o pesquisador advertiu que fumar durante a gravidez continua sendo pouco saudável para as mães, apresentando outros riscos conhecidos para seus bebês.

O estudo será publicado na próxima edição do Journal of Autism and Developmental Disorders.

Lee recebeu seu Ph.D. e M.H.S. em Epidemiologia pela Johns Hopkins University, e graduou-se Cum laude em Antropologia Biológica pela Universidade de Harvard. Suas pesquisas incluem a epidemiologia de doenças neurológicas do desenvolvimento, manutenção e declínio, incluindo exposições ambientais pré-natais e risco para autismo; interação gene-ambiente; e métodos epidemiológicos, incluindo a metodologia de inferência causal, coleta de dados e algoritmos de aprendizagem de máquinas. Recentemente, recebeu da Autism Speaks um subsídio de 3 anos para estudar se anormalidades precoces do sistema imunológico estariam associadas ao risco de desenvolvimento de transtornos do espectro autista.

O estudo do risco materno de fumar foi financiado pelo Conselho de Estocolmo.

No Link Found Between Prenatal Exposure to Tobacco Smoke and Autism, Swedish Study Finds
http://www.sciencedaily.com/releases/2012/01/120112193220.htm


Smoking during pregnancy does not cause autism in children
http://zeenews.india.com/news/health/diseases/smoking-during-pregnancy-does-not-cause-autism-in-children_15247.html


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: