quinta-feira, 3 de maio de 2012

Arthur e o infinito

Cineasta brasileira foca seu olhar no autismo


O menino Arthur

Arthur e o infinito é um projeto da cineasta Julia Rufino Garcia, que reuniu equipe técnica e elenco para levar às telas a história de Marina e César, pais de duas crianças: Sofia, de 10 anos e Arthur, de 6 anos. Quando bebê, Arthur começou a apresentar um comportamento diferente: sua comunicação era precária, parecia não ouvir quando seus pais o chamavam e quase não tinha contato visual. Essas características levaram os pais a procurarem médicos e especialistas. A busca termina quando Arthur completa seis anos e é diagnosticado como autista. Marina sente maior responsabilidade sobre o menino e decide se dedicar unicamente a tentar desenvolvê-lo o máximo possível. Essa situação colocará em questão a sua capacidade de lidar com seu filho.

A ideia de realizar esta obra surgiu da curiosidade e fascínio da cineasta pelo tema, que ressalta a forma com que as pessoas autistas interagem com o mundo e suas habilidades diferentes. São puras, tem muito a ensinar à humanidade: esse é o principal foco do filme. O segundo é mostrar o como o cuidado, o carinho, o fato de que importar-se e estar junto pode fazer toda a diferença. Hoje, o mundo necessita disso. Expor essa condição na relação da mãe com seu filho visa inspirar as pessoas.

O curta-metragem mostra o caminho que a mãe decidiu seguir, dedicando-se integralmente ao seu filho, uma situação que acontece com muitas famílias. Mesmo passando por momentos difíceis, com paciência, uma recompensa virá, mesmo que a longo prazo.

Julia Rufino quer levar o filme a instituições, associações e escolas, divulgando o autismo para quem não tem conhecimento sobre o tema, apresentando-o para mães, pais e aqueles que convivem com essas pessoas. Pretende levá-lo para festivais nacionais e internacionais e exibi-lo em canais de televisão, para que a mensagem seja exposta da melhor forma possível.

Contatos:
arthureoinfinito@gmail.com
juliarufinogarcia@gmail.com

Facebook:
www.facebook.com/arthureoinfinito

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: